top of page

João Rodrigo Ostrower

Eu nasci e fui criado em Nova Iguaçu, mas me mudei para o Rio de Janeiro aos quinze anos de idade. Desde então, já morei em Londres, em São Paulo e, por um breve período, em Chicago. Tenho mais de vinte anos de carreira artística, atuando, escrevendo, dirigindo, produzindo etc, em variados formatos e linguagens, e aqui conto um pouco dessa história.   

Bem no início da minha trajetória, a mestra Maria Clara Machado me viu em cena e me chamou para fazer O GATO DE BOTAS, que seria a última peça dirigida por ela antes dela nos deixar. Foi o empurrão que faltava para eu me jogar na carreira e, desde então, venho trabalhando como ator e fiz peças premiadas como CONSELHO DE CLASSE, que comemorou os 25 anos da Cia dos Atores, SAVANA GLACIAL, da Cia Físico de Teatro, AS MIL E UMA NOITES, da Cia Teatro Voador Não Identificado, entre outras (para ver mais trabalhos em teatro, clique em ATOR/TEATRO). 

De forma natural, comecei a atuar também no audiovisual e estive em longas como TOC - TRANSTORNADA OBSESSIVA COMPULSIVA (de Paulinho Caruso e Teo Poppovic), GIOVANNI IMPROTTA (de José Wilker e Tomás Portella), entre outros, em séries como SOB PRESSÃO (direção geral de Andrucha Waddington), OS HOMENS SÃO DE MORTE... (de Mônica Martelli), HISTÓRIA DO BRASIL (de Arthur Fontes), entre outras, em novelas como AMOR PERFEITO (direção artística de André Câmara), AMOR A VIDA (de Walcyr Carrasco), TEMPOS MODERNOS (de Bosco Brasil), entre outras, e em comerciais como HAVAIANAS (Cine Cinematográfica), BIS LIMÃO (Hungry Man), entre outros (para ver alguns destes trabalhos, clique em ATOR/AUDIOVISUAL).

Nesse meio tempo, me formei em Jornalismo pela ECO/UFRJ, frequentando matérias de outros cursos da universidade, tais como Direção Teatral, Rádio/TV, Psicologia e Filosofia, mas seguia estudando atuação na CAL, Tablado, Laura Alvim etc. Me dediquei também a aprender linguagens que pudessem enriquecer meu vocabulário artístico: estudei música (canto, flauta, violão e percussão), circo (malabarismo, acrobacia e palhaçaria), me tornei fera em danças de salão, estudei línguas (inglês fluente, espanhol avançado, francês básico), etc.

Aos 22 anos de resolvi que, para seguir minha formação de artista, seria importante passar um tempo fora do país. Fui pra Londres, onde morei por um ano e meio. Entre bicos trabalhando como garçom, fiz cursos de atuação e comecei a fazer testes para trabalhos de ator. Fiquei longamente em cartaz com as peças AN ENEMY OF THE PEOPLE (The Union Theatre) e RED LANTERNS (The Pentameters Theatre) e fiz também o filme EL TRABAJO DE DIOS. A​nos depois, passei uma temporada em Chicago, onde escrevi e atuei em THIS ISN'T BRITAIN, e estudei na famosa escola de humor The Second City.  (para ver mais, clique em NO EXTERIOR).

Quando voltei ao Brasil, quis ser ainda mais autoral em meus trabalhos e passei a idealizar e a realizar projetos, escolhendo textos e montando equipes. Assim, produzi algumas peças, nas quais eu também atuava, como A GLÓRIA DE NELSON, direção de Daniel Herz, JOGOS NA HORA DA SESTA, direção Michel Bercovitch, entre outras (para ver mais clique em REALIZADOR).

Até que dei mais um passo nessa linha autoral e comecei a realizar o desejo antigo de dirigir peças de teatro, sozinho ou em parceria, casos, por exemplo, de PARALELAMENTE, que foi contemplada pelo FATE (finado edital de cultura do Rio) e CASO A CASO, duas peças, por sinal, que, além de dirigir, eu também escrevi o texto (para ver alguns dos meus trabalhos de direção, clique em DIRETOR).

Por ter me sentido tão desfiado escrevendo as peças acima, passei a criar mais dramaturgias, sozinho ou em parceria, desta vez também em projetos que não seriam dirigidos por mim, casos, por exemplo, de PEÇAS DE ENCAIXAR, da Cia dos Atores, na qual também atuei, JULIA & JULIA, a ainda inédita ELAS, que foi finalista do Concurso Nacional de Dramaturgia do CCBB, entre outras (para ver mais peças de minha autoria, clicar em DRAMATURGO). 

Logo passei a ser convidado a escrever também roteiros para outras linguagens, especialmente para o audiovisual. Sou roteirista, por exemplo, da série de ficção GALERA FC (Warner Channel), uma série de humor, e de FAYGA OSTROWER - PAIXÃO PELA ARTE, PEDRO E O CHORO, ROCK PARA MENORES etc (para ver mais, clique em ROTEIRISTA). E exerço também outras funções no audiovisual, dirigindo, produzindo, fazendo produção de elenco etc (para ver mais, clique em DIRETOR/OUTROS).  

A partir de um determinado momento, sem planejar, fiquei "famoso" por posts de humor que publicava nas redes sociais, e passei a participar, com criações mais autorais ou como artista convidado, de alguns trabalhos feitos especialmente para a internet (para detalhes, clique em INTERNET).  

A escrita, como um caminho natural, me levou à literatura e já publiquei três livros físicos de minha autoria: INSTANTANEAMENTE, CRUSHFIXAÇÃO E VIDA E MORTE DO ALCE DO CARNAVAL. Todos eles foram publicados pela Editora 7Letras e lançados no Rio de Janeiro e em São Paulo (para saber mais sobre os livros, clique em LITERATURA).

Como sempre tive uma relação especial com a música, já estive também envolvido em uma série de trabalhos específicos dessa linguagem, como, por exemplo, duas letras minhas foram musicadas e viraram clipes: CURTO UM CIRCUITO (parceria com Felipe Schuery) e CANSEI DOS CRUSH (esta com George Sauma). Para saber mais sobre estas e outras incursões na música, clique em MÚSICA

Por fim, tenho um personagem que, por ter mais de 20 anos de vida ativa no Carnaval do Rio, virou uma persona, uma performance, uma "referência". O ALCE DO CARNAVAL é conhecido por foliões e muito requisitado todos os anos por inúmeras matérias de TV, jornais e revistas, pelo fato de ser uma personalidade camaleônica criativa, com piadas críticas e/ou crônicas sociais originais a cada dia da folia (para mais detalhes, clique em CARNAVAL)

Para saber sobre alguns de meus trabalhos esporádicos em outras funções, tais como apresentador, dublador, performer etc, clique em OUTROS, para ver minhas fotos de trabalhos, ou com visuais diversificados, clique em GALERIA, já para ver a repercussão na mídia de meus trabalhos ao longo da carreira, clique em NA IMPRENSA

Para efeitos de trabalhos de ator, eu tenho 1,80m de altura e peso por volta de 73kg.

Por fim, clique aqui para ver minha AGENDA e aqui para CONTATO. E muito obrigado pela visita.

bottom of page